Para falar de networking iniciamos com o velho provérbio que diz: “não é o que sabemos, mas quem conhecemos” e, acrescento, nos relacionamos.
Movimentos simples como numa palestra procurar novos contatos, sem se acomodar em se juntar aos já conhecidos. É fundamental construir novos relacionamentos, por exemplo, ao participar de um evento, isto fará com que saia da sua zona de conforto e abra o leque de relacionamentos. Só assim a sua rede de contatos crescerá. Mas não atire em todas as direções, siga afinidades, área de atuação e interesses profissionais.
Assim como você se interessa por determinados contatos, precisa gerar interesse em você. Algumas dicas para você gerar o máximo de interesse no seu networking:
1) Vista-se de acordo com a ocasião e cause boa impressão
50 por cento da impressão que os outros têm de você é baseada na forma como se apresenta em relação ao que veste. Se vai a um evento de negócios, vista-se a condizer, da mesma forma como quando vai a um evento informal. Já diz o ditado que “não há uma segunda oportunidade para causar uma boa primeira impressão”.
2) Seja profissional e aja com naturalidade
Cumprimente as pessoas de forma natural, não se sinta como se estivesse a leiloar o seu produto ou serviço. Aja com naturalidade e confiança e mostre que todos têm a ganhar com todos, afinal de contas vivemos numa sociedade. Comunique com clareza, verbal e gestualmente: dizer o seu nome e o da sua empresa de forma clara e em bom tom é essencial, mostrando que tem orgulho no seu negócio; cumprimente com um aperto de mãos firme e um sorriso simpático, olhos nos olhos. Muito importante: Quando se despedir, diga sempre o nome da pessoa e o quão interessante foi o convívio, acrescentando “espero vê-lo em breve” ou “até uma próxima oportunidade”.
3) Não se iniba, mantenha-se curioso e seja pró ativo
Não espere que os contatos se lembrem do que faz e onde trabalha ou qual o seu negócio. Peça os seus cartões de visita e mantenha contato.
4) Mantenha o contato
O maior erro que as pessoas fazem em eventos de networking é não ficar com os dados dos contatos. Descubra, invente razões para ligar, seja criativo, as pessoas vão gostar de saber que foram lembradas. Por exemplo: Lembre-se do que falaram e dos gostos dessas pessoas e envie um link sobre um evento, produto ou serviço com o qual o contato iria se identificar. Se acostume a enviar e-mails de forma personalizada. Pergunte e convide para adicionar o contato a sua rede. É uma excelente forma de manter o networking ativo sem ter de ligar para a pessoa e sentir que está sendo invasivo. Entre nas redes sociais do seu novo contato e conheça um pouco mais desta “persona”. Assim conseguirá falar de assuntos de seu interesse e facilitará a aproximação.
5) Mostre-se, é importante construir uma visibilidade positiva
Tenha um papel ativo na sua comunidade e no seu mercado empresarial para usufruir de uma alta notoriedade. As empresas, tal como as pessoas, gostam de se relacionar com parceiros de sucesso, que se mexam bem no mercado onde atuam, que respeitem as regras, que tenham uma política de responsabilidade social e que sejam bons locais para trabalhar. Todas estas características chamam o sucesso, mais dia menos dia, é uma questão de tempo. Há um Mundo de possibilidades e de facilidades para as encontrar, pesquise na Internet e forme um networking que o ajude a ter a visibilidade que deseja, porque se um membro cresce a tendência é os restantes crescerem também, uma vez que todos partilham dos conhecimentos e experiências uns dos outros.
Portanto, eu acredito que o networking é necessário e a cada dia será mais ainda importante para a construção não só de carreiras mais sólidas, como também em cidadãos que possam contribuir para uma sociedade mais solidária.
Agora que você domina algumas técnicas de como ter uma boa networking, que tal fortalecer o seu atendimento?
Fonte: Maquijing Networking
PLENA PUBLICIDADE © 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. | Tecnologia WOBA
PLENA PUBLICIDADE © 2024.
Tecnologia WOBA