Falar sobre cores é pensar sobre as sensações que elas expressam. Todas elas, possuem influência em aspectos mentais e emocionais das pessoas. Cada um pode ter sua cor preferida, a qual mais se identifica, e isso também relacionado entre a personalidade x significado da cor.
Sobre aspectos mentais, podemos nos referir a cromoterapia. O método, trabalha através do intermédio das sete cores do arco-íris, estabelecendo equilíbrio e harmonia entre o corpo, a mente e as emoções. Cada cor tem uma função terapêutica e atua em um órgão do ser humano, reestabelecendo as energias e bloqueando o desequilíbrio do corpo.
Sobre os aspectos emocionais das pessoas, cada cor tem a capacidade de expressar sentimentos, emoções e características que implicam do dia-a-dia de cada um. Vamos citar alguns exemplos de cores e o que elas transmitem para o cérebro:
Laranja: transmite o efeito de mudança, expansão e dinamismo.
Rosa: os diferentes tons possuem significados diferentes. Rosa claro, transmite inocência. O rosa tradicional simboliza feminilidade e rompimento de preconceitos. O pink refere-se ao desejo de iniciar ações individuais.
Amarelo: simboliza transparência nas negociações ou no objetivo de lucros.
Cinza: passa a sensação de neutralidade, e dependendo de onde usado, pode simbolizar indecisão e ausência de energia.
Verde: transmite frescor, harmonia e equilíbrio. Tem total ligação com a natureza.
Branco: significa pureza e calma.
Roxo: remete a mistério e intuição.
Vermelho: para alimentos é uma cor indispensável, capaz de estimular o consumo. Além disso, transmite vitalidade e está ligada ao prazer.
Preto: sugere algo misterioso e curioso. Também é ligado a elegância e superioridade.
Azul: em tom escuro relaciona-se ao poder. Em tom claro, transmite a sensação de frescor e higiene.
As cores aparecem por tudo, mas ao relacioná-las com a nossa área de atuação, design gráfico, é preciso ter cuidado com as suas aplicações. Por exemplo, em rótulos, onde o foco é a venda do produto do PDV, esse deve transmitir a essência e caráter do produto, mas deve aliar pontos que atraiam a atenção e faça-o vender.
Por isso, principalmente em nossa área, da importância de estudos que façam entender a harmonia entre as cores. Existem, através do círculo cromático, combinações monocromáticas, análogas, complementares, tríades ou tétrades, capazes de unir cores e provocar sentimentos únicos.
Estudar cores é fantástico! Elas fazem parte de cada elemento dos nossos dias. Experimente e irá se encantar pelo universo ‘a cor dos sentimentos’.
Bom, agora é a hora de saber como as cores se comportam na publicidade.
Fontes:
https://construfacilrj.com.br/as-cores-e-as-sensacoes/
http://www.personare.com.br/o-que-e-cromoterapia-2-m6751
PLENA PUBLICIDADE © 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. | Tecnologia WOBA
PLENA PUBLICIDADE © 2024.
Tecnologia WOBA