O que é essa tal de tipografia?




Muitas vezes falamos em tipografia, mas afinal, o que é?

Tipografia é o conjunto de procedimentos artísticos e técnicos que abrangem as diversas etapas da produção gráfica (desde a criação dos caracteres até a impressão e acabamento), espelhados no sistema de impressão direta com o uso de matriz em relevo; imprensa.

Sem dúvidas, a tipografia é um elemento importante no design, seja ele gráfico, de web ou produto. Na composição de peças, além da escolha de cores e formas, é inquestionável a importância da escolha correta da fonte que vamos usar. Existem milhões de tipos com formatos diferentes, e cada qual transmite uma essência, um significado. Existem fontes leves, pesadas, agressivas, românticas, alegres... infinitas. E por isso, conforme o segmento em que se está trabalhando, é imprescindível a fonte corresponder com a comunicação que a mídia quer fortalecer.

A tipografia sempre foi o principal elemento da mídia impressa. Em jornais, por exemplo, costuma-se utilizar fontes bem legíveis, com um bom espaçamento, facilitando a leitura de todo tipo de público. Além disso, algumas matérias requerem conceitos que transmitam confiança e seriedade, e isso também se dá pela escolha da fonte.

Designer tipográficos criam fontes diariamente. O estudo que envolve fontes é bem atrativo para interessados pelo design. Existem estudos de anatomia tipográfica, estilo da fonte, caixa baixa, caixa alta, eixos, ligaduras... enfim, cada pedacinho da letra deve estar harmônico dentro de um contexto.

Basta ao designer estar atento as novidades, e principalmente, saber onde aplicá-las. Use as fontes ao seu favor, suas peças gráficas ficarão mais fortes e com uma comunicação direta com seu público-alvo.

Fontes:
Infoescola
DesignZeroUm
 

COMPARTILHE ESTE POST



COMENTÁRIOS





PLENA PUBLICIDADE © 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.     |     Tecnologia WOBA

PLENA PUBLICIDADE © 2024.
Tecnologia WOBA

Área de acesso restrita!