Qual o conceito de administração?




O conceito de administração envolve a tomada de decisão sobre recursos utilizados no sistema organizacional, e a sua essência consiste em realizar tarefas por meio das pessoas, para atingir os objetivos preestabelecidos. Também está associado ao gerenciamento de uma organização, em que o processo administrativo é alimentado por informações produzidas e fornecidas por profissionais de diversas áreas, tais como: ciências contábeis, marketing, produção, recursos humanos e outras que podem fazer parte do contexto gerenciado.

Administração pode ser vista como o ato ou processo de gerir, reger ou governar empreendimentos públicos ou privados, em que o responsável por sua efetivação será personificado na figura do administrador (gestor), que tem a tarefa de planejar, organizar e controlar a eficiência do processo para, sobre tudo, buscar a eficácia organizacional.

A escolha operacional considera a administração como uma série de ações que são tomadas visando atingir uma meta predeterminada. A administração é uma atividade inteligente e pertinente, um processo, e não uma série de ações inter-relacionadas que ocorrem acidentalmente ou como consequência de pressões sociológicas ou psicológicas. Essa abordagem tem a vantagem de ser realista e, portanto, de se “operacional”, uma vez que trata de todo o conjunto da administração na linguagem e sob o ponto de vista do administrador atuante.

A administração é um sistemático processo de consecução dos objetivos organizacionais de uma maneira eficiente, eficaz, por meio do planejamento, da organização, da liderança e do controle dos recursos organizacionais.

PODE SER ÚTIL PARA VOCÊ:
O que deu errado?
 

COMPARTILHE ESTE POST



COMENTÁRIOS





PLENA PUBLICIDADE © 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.     |     Tecnologia WOBA

PLENA PUBLICIDADE © 2024.
Tecnologia WOBA

Área de acesso restrita!